Quem somos


Rede Ver a Cidade

As Ver a Cidades atualmente existentes tem origem e inspiração na quinta fase do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), denominada “Rede de Monitoramento Cidadão”, cujo apoio financeiro para implementação no Brasil ocorreu por meio do Fundo Socioambiental da CAIXA (FSA/CAIXA), com execução da Baobá - Práticas Sustentáveis.

Após a fundação de organizações locais "Ver a Cidade" em seis cidades brasileiras, entre os anos 2016 e 2018 (Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Vitória, Palmas e Três Lagoas), o desafio colocado agora é constituir uma rede nacional, a Rede Ver a Cidade, que pretende ser a instância máxima de representação e deliberação de todas as organizações locais constituídas sob a metodologia.

Os desafios da Rede Ver a Cidade, após sua constituição, serão: fortalecer o sistema Ver a Cidade (e assegurar sua perenidade); proteger os valores e as criações metodológicas; promover a escalagem da metodologia para diversas cidades brasileiras e; promover a articulação, troca de experiências, ferramentas e aprendizados entre todas as Ver a Cidades, suas organizações integrantes e governos locais.

Atuação


O que faremos?

O modelo de atuação da Rede Ver a Cidade ainda não está definido, uma vez que o projeto encontra-se em fase de planejamento. Acesse as páginas das cidades participantes para verificar o modelo de atuação.

Espera-se, ao fim do processo de constituição da Rede Ver a Cidade que ela atue em dois eixos. 

O primeiro passará pelo fortalecimento e acompanhamento das organizações locais associadas e constituídas sob o modelo Ver a Cidade, considerando o aprimoramento e criação de novas metodologias e exercícios de monitoramento e avaliação comuns para todas as Ver a Cidades. 

O segundo eixo atuará para que mais cidades tenham planos de sustentabilidade urbana e criem organizações locais Ver a Cidades, por meio da mobilização dos grupos e setores que compõe o tecido urbano.

Equipe


Fernando Penedo

Coordenador Geral do Projeto Rede Ver a Cidade

Governança


Estrutura Organizacional

A estrutural organização da Rede Ver a Cidade, enquanto instância máxima de representação e deliberação de todas as organizações locais constituídas sob a metodologia Ver a Cidade, ainda não está definida, pois o projeto está em fase de planejamento. Sabe-se que a instância nacional será composta pela Presidência de cada uma das organizações locais associadas (Ver a Cidade), uma Secretaria Executiva, conselhos e grupos de trabalho nacionais.

Acompanhe novidades sobre o processo de formalização da Rede Ver a Cidade na página de notícias ou contato.

Acesse as páginas das cidades participantes para conhecer a estrutura organizacional das organizações Ver a Cidade.

Imprensa


Informações para a imprensa sobre o processo de consolidação da Rede Ver a Cidade são fornecidas pela coordenação nacional do Projeto. Favor, entrar em contato com: redeveracidade@gmail.com

Como construir uma Ver a Cidade


Você pode fazer contato com a gente e descobrir como construir uma Ver a Cidade em sua cidade, ou baixar a publicação "Manual de Implementação Ver a Cidade", disponível em nossa biblioteca.

Parceiro:

Apoio financeiro:

Agente executor: